Agora que ficou claro como cultivar sua colônia em casa, vamos entender melhor benefícios do kefir de água para a saúde. Em geral, ele tem os mesmos benefivos do kefir de leite , pois também trata-se de bactérias benéficas. Porém, vamos ressaltar o que elas trazem de bom para o organismos especificamente:

Proteção do sistema digestivo: As bactérias presentes no kefir de água são probióticas e uma das mais potentes já vistas – inclusive mais do que as que estão presentes em iogurtes comuns. Elas são capazes de inibir o crescimento de outras bactérias no corpo, como as que são responsáveis pelo aparecimento de úlceras e gastrites fortes. O kefir de água também ajuda a liberar toxinas do organismo, otimizando a função do intestino e prevenindo prisões de ventre e até diarreias.

Efeito anti-inflamatório: Dentre os benefícios do kefir de água, temos que citar suas propriedades anti-inflamatórias, que protegem o corpo de todo tipo de problema, seja ele respiratório ou mesmo arterial, como o excesso de gordura no sangue e veias essenciais. Além disso, o kefir de água também tem sido considerado um verdadeiro aliado na luta contra o câncer: estudos indicam que o consumo desse tipo de ingrediente diminui as chances de avanço da doença e aumentam a sobrevida do paciente.

 

Benefícios do Kefir de Água para o emagrecimento

 

 

Mais do que melhorar a saúde em geral, os benefícios do kefir de água podem ser sentidos por quem deseja perder peso. Além de ser pouco calórico, o kefir de água ainda tem mais alguns pontos a favor quando o assunto é emagrecimento. São eles:

Menos vontade de comer doces: Há uma associação bastante intensa entre o consumo de kefir de água e  perda de vontade de comer doces em excesso. Isso pode ser excelente para quem precisa perder peso e não consegue abrir mão das barras de chocolate, por exemplo.

Menos fome em geral: Além da diminuição da vontade de comer doces, os benefícios do kefir de água se refletem também na saciedade em geral. Pessoas que comem alimentos que tem o ingrediente como base costumam ingerir menos calorias durante o dia e conseguem se manter saciados por muito mais tempo que as demais. Isso acontece porque o Kefir é rico em probióticos, que ajudam a dar essa sensação ao longo do dia.

Regulagem do sono e da ansiedade: Outro fator importante quando falamos do kefir de água é o seu efeito calmante. Por diminuir os níveis de ansiedade e aumentar a capacidade de dormir bem à noite, as chances de um programa de emagrecimento funcionar melhor com a ajuda de alimentos com base no kefir são enormes. Além disso, essa diminuição na ansiedade faz com que seja possível lidar melhor com problemas como a compulsão alimentar – que é comum entre indivíduos com dificuldade para perder peso.

Todos esses fatores juntos fazem do kefir de água um excelente aliado no emagrecimento e um ótimo ingrediente para diversas receitas saudáveis e saborosas. Agora que você já se convenceu do quanto ele pode te ajudar, vamos apresentar uma forma simples de preparo logo abaixo!

 

Onde encontrar o Kefir de Água?

 

O kefir tem como principal característica sua proliferação rápida e acentuada. Por este motivo, é comum que muitas pessoas doem seus grão e ajudem vizinhos e interessados em cultivá-los em casa. Nossa dica é procurar em sites ou em grupos do Facebook por região: é bem simples encontrar e aproveitar todos os benefícios do kefir. Se infelizmente sua cidade é de difícil acesso e ainda não há ninguém próximo que tenha os grãos para doar, você pode optar por lojas online. Cuidado apenas com a procedência e pesquise antes de comprar.

 

Modo de Preparo do Kefir de Água

 

 

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de grão de Kefir de Água
  • 1 litro de água filtrada (ela deve estar em temperatura ambiente para facilitar o processo)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

 

MODO DE PREPARO

  1. Em um pote de vidro, coloque 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
  2. Adicione as duas colheres de sopa de kefir de água
  3. Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  4. Com uma colher de pau, misture bem. É importante que acolher seja de pau ou de plástico para não matar os micro-organismos
  5. Deixe fermentar por 24 horas ou 12 horas, no mínimo e 48 horas no máximo
  6. Coe o Kefir de água depois da fermentação. Ele pode ser usado para diversas receitas como iogurtes e queijos
  7. Coloque o kefir coado na geladeira e está pronto para consumo da forma que você desejar

 

Rendimento: O kefir de água pode ser refermentado quantas vezes você desejar, assim como o KEFIR DE LEITE , O rendimento inicial é de um pote grande de kefir, cerca de 200 ml

 

Uma dica bacana é bater o kefir com frutas: o resultado é uma vitamina extremamente saudável e deliciosa!